quarta-feira

Ilha de Paquetá


Tão pertinho do Rio de Janeiro, um lugar distante do trânsito, da insegurança, da poluição, e salpicado de recantos encantadores, história rica e lendas apaixonantes: Paquetá.
A Ilha é um dos bairros mais antigos da cidade. Seu primeiro registro em 1555 coube a expedição de Willegaignon, que viera fundar a França Antártica. Após Estácio de Sá expulsar os franceses, e antes mesmo da fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565, a Ilha já era doada sob a forma de sesmarias, iniciando seu processo de colonização. Paquetá sempre cumpriu papel importante para a nação, com passagens históricas relevantes e fornecedora de produtos como a cal para as construções da cidade.
Já no Brasil-Colônial seus atrativos transformaram Paquetá em local de visitação para nobres famílias. Desde sua chegada em 1808, Dom João VI escolhe a Ilha dos Amores como seu refúgio, hospedando-se naquele que é hoje o Solar D'El Rei. A Tradicional Festa de São Roque - padroeiro de Paquetá - contava regularmente com a presença do Rei, que graças às águas milagrosas do Poço de São Roque teria curado uma úlcera na perna.
Em 1843 Joaquim Manuel de Macedo escreveu o primeiro romance brasileiro: A Moreninha, grande sucesso que eternizou Paquetá, moldando a identidade bucólica e apaixonante que a todos encanta até os dias de hoje.

Fonte:
Folheto Paquetur
www.ilhadepaqueta.com.br

Nenhum comentário: