quinta-feira

Exposição Nascente da Guanabara

iPermanente e itinerante

Através de 16 painéis ricamente ilustrado, a exposição mostra as montanhas e as florestas onde as nascem os rios de águas límpidas e os caminhos que essas águas vão percorrendo até chegarem, imundas, à Baía de Guanabara.

São discutidos os conceitos e as origens das diferentes formas de poluição, como a erosão e o assoreamento relacionados ao desmatamento, e os problemas decorrentes das áreas urbanas, como o lixo, os esgotos e a impermeabilização do solo.

A mostra explica também o ciclo das águas e ressalta a importância das águas subterrâneas e dos manguezaís para a saúde da baía.

Duas maquetes facilitam o entendimento do sistema ambiental de uma Bacia Hidrográfica, enquanto um painel dupla face interativo mostra de onde vem a água que bebemos nas cidades e indica a presença da flora e da fauna nas Unidades de Conservação e nas diversas bacias existentes na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara.

A exposição "Nascente da Guanabara" foi elaborada pelo Instituto Baía de Guanabara (IBG) com recursos do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos-CEPF, repassados pela Associação Mico Leão Dourado, e é parte do Programa Nascentes da Guanabara, que tem o apoio da Fundação AVINA.

A exposição permanente pode ser visitada no Centro de Educação Ambiental que o IBG mantém em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior SEAAPI, na Alameda São Boaventura 770, Fonseca, Niterói, RJ. A mostra foi projetada para também ser itinerante, podendo ser montada e apresentada em outros espaços com área mínima de 60m².

Fonte:
Folheto do IBG
Contatos / Marcação de visitas
E-mail: ibg@baiadeguanabara.org.br
www.baiadeguanabara.org.br

Nenhum comentário: