quarta-feira

A AGRICULTURA FAMILIAR ABRINDO AS PORTAS PARA O TURISMO

A Agricultura Familiar sempre teve um papel muito importante na produção agrícola do País, em especial na produção dos alimentos que são disponibilizados para a população brasileira. Ela é responsável por 40% de tudo que é produzido no Brasil e gera 7 de cada 10 ocupações no meio rural.

O desenvolvimento e o fortalecimento da Agricultura Familiar, porem, contemplam uma gama mais ampla de possibilidades, que vão além das atividades agropecuárias. Atividades rurais não agrícolas relacionadas relacionadas ao turismo rural têm permitido a esses agricultores ganhos significativos de renda e qualidade de vida. Para aproveitar o potencial da Agricultura Familiar junto às novas atividades ligadas ao setor do turismo, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA - lança o Programa Nacional de Turismo Rural para Agricultura familiar.

O programa é fruto de uma série de reuniões e discussões com a participação ativa dos atores sociais que compõem as experiências positivas da da atividade de turismo rural no País e tem como base o estabelecimento de parcerias. Para a implementação do programa MDA conta ainda com o apoio da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar - Rede Traf - uma articulação nacional de instituições governamentais
e não-governamentais, técnicos e agricultores familiares organizados que atuam nas atividades de turismo rural com o objetivo de fortalecer a Agricultura Familiar e promover o desenvolvimento rural sustentável. Além disso, o programa oferece instrumentos como crédito para investimento, capacitação, assistência técnica e extensão rural.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério do Turismo e o Meio Ambiente estão integrando suas ações para fortalecer o turismo rural. A atuação conjunta contribuirá para a criação de mais oportunidades de geração de renda e trabalho para a Agricultura Familiar.

Mais informações sobre o Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar estão disponíveis no www.pronaf.com.br.

Fonte:
Revista da Secretaria da Agricultura Familiar
Ministério do Turismo / Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário: