quarta-feira

~~ Água e Floresta ~~


>> Proteja e ajude a proteger locais onde existam florestas, matas e bosques. É preciso preservar para manter a qualidade de água de que precisamos para nosso abastecimento, para a irrigação e outros usos.
>> Peça orientação a engenheiros florestais de órgãos governamentais quando for necessária alguma retirada de árvore dessas áreas. Ele informará sobre como fazer isso de forma cuidadosa e sobre onde reflorestar para compensar a perda.
>> Promova a recomposição da mata ou vegetação nativa, especialmente em: áreas de recarga, que são os topos de morro, algumas encostas e terrenos arenosos; margens e corpos d' água que devem estar cobertas por mata ciliar ou galeria; e áreas sujeitas a erosão.
>> Promova o uso de produtos e, se for o caso, empregue processos industriais que não propiciem o desmatamento de florestas.
>> Plante sempre, evite impermeabilizar o solo
>> Proteja as nascentes.

 
Você sabia que...
As florestas, matas ou bosques são fundamentais no controle da quantidade e qualidade de água doce no planeta. Quando chove, as águas vão lentamente se infiltrando no solo das florestas, contribuindo naturalmente para o armazenamento de grande quantidade de água subterrânea que abastecem os poços e as nascentes que formam rios, córregos e represas.
Toda erosão é resultado da ação de chuva ou outro tipo de água corrente, que vai levando partículas do solo para outro lugar mais baixo, quase sempre um córrego, lagoa ou rio, assoreando-o. É preciso combater a erosão para garantir água limpa.
As matas ciliares são importantes especialmente em áreas de agricultura intensa, pois evitam que as enxurradas levem os agrotóxicos e nutrientes diretamente para a água dos rios, mudando suas características e sua qualidade.



Fonte:
Livreto ÁGUA: Manual de uso
Vamos cuidar de nossas águas
Secr. de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano

Nenhum comentário: