quarta-feira

VOLUNTARIADO

 O PROGRAMA

O Programa de Voluntários do Parque Nacional da Tijuca (PNT) representa a continuidade do programa Voluntários nos Parques do Brasil desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente/IBAMA desde 2001.

A atividade voluntária no PNT é importante, sobretudo, para estimular nas pessoas a consciência de que o Parque é um bem público e, portanto, é de responsabilidade de todos. Nesse sentido, a ação voluntária está intimamente associada à educação ambiental e a consequente "conduta consciente em ambientes naturais". O visitante que age de maneira consciente dentro do Parque, respeitando suas normas de conduta e seus cuidados básicos, na prática é um voluntário.

OBJETIVO

O principal objetivo do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca é contribuir para a conservação de uma das Unidades de Conservação mais conhecidas do país. Os limites do PNT se estendem por uma área de 39,53 km², onde estão inseridos valiosos patrimônios histórico-culturais brasileiros, como Corcovado, Pedra da Gávea, Vista Chinesa, Pico da Tijuca, entre muitos outros.

As ações realizadas através de mutirões periódicos têm por intuito estreitar a relação entre o homem e a natureza, estimulando os cidadãos a participar de atividades saudáveis e de suma importância para a cidade, realizadas numa área de preservação com paisagens mundialmente reconhecidas.

Além de chamar atenção para o potencial turístico e de entretenimento do Parque Nacional da Tijuca, o programa também tem ênfase na melhoria da qualidade de vida daqueles que residem no entorno da unidade e na conscientização da população sobre a importância da preservação da Mata Atlântica local.

Para tanto, é extremamente necessário que o projeto conte com o apoio de parceiros que, através de doações diversas (ferramentas, brindes para sorteios, alimentação etc.), contribuam com o espírito voluntário no PNT.

 

Nenhum comentário: