sexta-feira

Gás na reciclagem



Um exemplo de quem lida bem com o lixo é o pernambucano Jocemar Silveira, de 37 anos. Ele é morador de Diadema (SP) há quase 30 anos. Depois de trabalhar como metalúrgico, ficou desempregado. “Virei catador de material reciclável, não de lixo”, frisa ele.
Silveira passou 2 anos nas ruas e no lixão de São Bernardo do Campo (SP). “Eu observava o lixo pegar fogo. Aquilo aguçou a minha curiosidade e fui investigar”, conta. Mesmo tendo
estudado só até a oitava série, aprendeu sobre processo químico, o que, aliado à habilidade metalúrgica, o ajudou a desenvolver a máquina que cria o biogás, utilizado em veículos, na geração de energia elétrica e como gás de cozinha.

“O redigestor usa resíduos orgânicos a partir do esgoto, de restos alimentares e de feiras, de algas da beira de represas e fezes humanas e os converte em metano, fertilizante ou ração animal”, esclarece.
Na comunidade onde mora, Cidade Julia, próximo à represa Billings, Silveira montou com carroceiros a cooperativa Pedra Sobre Pedra, que utiliza o equipamento. “Com os resíduos gerados por uma família de cinco pessoas é possível produzir 6 quilos de gás em 72 horas”, diz.

Ele já tem pronto um projeto para fazer outra máquina, que beneficiaria 750 pessoas com a produção de 560 metros cúbicos de biogás por dia. “Isso equivale a 50 botijões diários.
As residências que derem matéria prima para a máquina funcionar vão receber grátis gás e energia elétrica”, explica. Segundo Silveira, que procura investidores, a nova máquina tem custo de R$ 2 milhões e, através da produção, paga o investimento em 1 ano.


ÚTIL: Resíduos de família de cinco pessoas produz 6 quilos de gásem 72 horas.

Colaborou Eduardo Prestes

Fonte: Folha Universal
6 -setembro-2009

:

Nenhum comentário: