quinta-feira

Notícia Internacional


Corujas e gaviões contra pragas

Corujas e gaviões estão sendo empregados por fazendeiros no Oriente Médio para controlar pestes de roedores na agricultura.

Muitos fazendeiros estão instalando caixas para encorajar a construção de ninhos pelos pássaros, que são predadores naturais dos roedores.

Em Israel, onde há uma iniciativa para reduzir o uso de pesticidas tóxicos na agricultura, a prática foi transformada em um programa com financiamento do governo nacional.

Agora, cientistas e organizações pela conservação da natureza da Jordânia e dos territórios palestinos se uniram ao esquema.

Segundo a ONG BirdLife International, centenas de aves de rapina - entre elas várias espécies ameaçadas - foram mortas em Israel por comer roedores que haviam ingerido raticida colocados nas plantações para combater as pragas.

Mas os cientistas agora trabalham junto aos agricultores para combater o problema usando os pássaros em vez do veneno.

Um casal de corujas pode consumir até 2.000 roedores em um ano!

Fonte:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/05/090520_corujasisrael_ba.shtml

:

Um comentário:

Eduardo Montefusco disse...

Ola Alexandre, tudo bem?

Sou Eduardo, e nos encontramos a dia 05/06, no Centro do Rio, no encontro a defesa a legislação ambiental, com a presença de Carlos Minc. Havia me passado seu blog. Gostei muito dele, e está salvo para que possa visitá-lo.
Disse a você que tinha um também, com textos meus e de outros autores, no entanto, o meu blog tem um viés mais jornalistico. Espero que goste.

eduardoambiental2.blogspot.com


Obrigado. Abraços ambientais.

Pazz