quarta-feira

PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR, MAS ÀS VEZES É PRECISO APELAR


ESPIRAIS OU VAPORIZADORES ELÉTRICOS
Devem ser colocados ao amanhecer e no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.

MOSQUITEIROS
Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas, tanto durante o dia quanto à noite. Uma pessoa infectada pela dengue deve manter o uso do mosquiteiro para evitar novas picadas. Um mosquito livre do vírus pode adquiri-lo e torna-se um agente disseminador da doença na sua casa.

REPELENTES
Podem ser aplicados no corpo, mas com cuidado porque podem provocar alergias especialmente em crianças e idosos.

TELAS
Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas, mas não eliminam os que já moram com você.

AR CONDICIONADO
Inibe o mosquito, pois baixa a temperatura e a umidade do ar, mas não o mata. No frio o mosquito tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

Nem todo mosquito Aedes aegipyti transmite dengue.
- Para transmitir a dengue o mosquito precisa estar infectado, ou seja, precisa já ter picado uma pessoa com dengue.
- Uma vez infectado o mosquito transmite a doença por toda a vida.
- A dengue não faz mal ao mosquito.
- Os cientistas acreditam que uma fêmea infectada pode transmitir a dengue para seus herdeiros.

O OUTRO
O Aedes Albopictus é outro transmissor potencial do vírus da dengue. Seu ciclo evolutivo é semelhante ao do Aedes aegypti. Encontrado tanto na zona urbana quanto na rural, alimenta-se de sangue humano ou de qualquer outro animal e é mais resistente ao frio que o Aedes aegypti. Essa capacidade para adaptar-se, torna seu combate mais difícil.

Fonte:
ALMANAQUE DA SAÚDE - DENGUE É O FIM DA PICADA
SÉRIE CIDADANIA - FIRJAN / SESI-RJ/ SENAI-RJ

Nenhum comentário: