quarta-feira

Conheça Mendes


Cidade do choro e samba

A Freguesia de Santa Cruz dos Mendes, hoje a cidade de Mendes, originou-se de um simples rancho para pouso de tropeiros que abriam novas trilhas estabelecendo comunicações com a cidade do Rio de Janeiro.

Com uma área de 96,3 kmª , numa altitude de 410 m e distando apenas 92 km do Rio de Janeiro, Mendes é um convite à PAZ. Além disso, essa revitalização da paz interior e do espírito pode ser sentida ao se respirar o 4º, melhor clima do mundo, devidamente comprovado pelo Instituto de Climatologia da França, numa pesquisa encomendada pela ONU. O contato com uma natureza exuberante, onde predominam variados tons de verde , uma uma flora belíssima e uma fauna rica em espécies, fazem os visitantes da acolhedora cidade de Mendes encatarem-se com uma terra privilegiada, sendo ideal para prática de caminhadas e cavalgadas , através das paisagens da Mata Atlântica.
Os habitantes desse pedacinho de paraíso são cordiais na arte de receber convidados, mostrando sua hospitalidade e sua alegria, pois estão sempre de bem com a vida, por desconhecerem a fadiga e a ansiedade. A boa música de Mendes contagia a todos que ouvem, sendo muito animadas as manhãs de domingo, principalmente o choro e o samba ali presentes, na engenhosidade e criatividade de grandes músicos da elite de nossa mais pura música popular brasileira e nos músicos precursores na arte de sua execução.
Visite Mendes. Você vai cantar e se encantar com esse lugar tão especial...

Tunel 12
Para escoar a enorme produção cafeeira do vale do Paraíba, o Imperador D. Pedro II contratou firmas inglesas e americanas para construir a ferrovia. Devido ao relevo da região, surgiu a necessidade de abrir um túnel com 2.233 metros, que foi construído entre 1858 e 1865, e que foi o maior túnel ferroviário do mundo, sendo atualmente o maior da América Latina. Em 1914, perfura-se o segundo com 2.245 metros.

Fonte:
Folheto da Secr. de Turismo de Mendes
Site: www.mendes.rj.gov.br

Nenhum comentário: