sábado

5. Deixe cada coisa em seu lugar
>> Resista à tentação de levar " lembranças" para sua casa. Deixe flores, pedras, conchas, onde você as encontrou para que outros também passam apreciá-las .
>> Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.

6. Tome extremo cuidado com o fogo
>> Fogueiras enfraquecem e poluem o solo, além de apresentarem alto risco de incêndios florestais.
>> Para cozinhar, utilize um fogareiro. Os fogareiros modernos são veles e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito rápido e prático que acender uma fogueira.
>> Para iluminar, utilize uma lanterna.

7. Respeite os animais e as plantas
>> Observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequeno animais. Além disso, animais silvestres pode transmitir doenças graves.
>> Não alimente os animais. A alteração de hábitos alimentares podem prejudicar a saúde da fauna. Acostumando-se a encontrar comida onde há gente, muitos animais passam a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros equipamentos. Eles também podem se tornar agressivos na busca de comida.
>> Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.

8. Seja cortês com a população local e com outros visitantes
>> Evite barulho e música alta. Desta forma, você não perturba a fauna e os visitantes, além de preservar a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza favorece.
>> Deixe animais doméstico em casa.
>> Dê preferência dos serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros.
>> Trate os moradores da área com cortesia e respeito.
>> Colabore com a educação de outros visitantes, divulgando os princípios e as práticas de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

Fonte:
Texto do folheto do Programa Conduta Consciente em
Ambientes Naturais do Ministério do Meio Ambiente
e do CEU - Centro Excursionista Universitário.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu queria fazer um comentário a respeito desse blog pois o autor e´conhecido meu e pessoa de grande idoneidade moral e grande amigo meu. E´por isso que estou planejando visitar os parques e reservas do Estado do Rio de Janeiro junto com o grupo de estudos que eu integro. No momento estou morando nos EUA. Eu fiquei sabendo dos projetos ambientalistas atraves desse blog e me interessei muito, pois sei que tem um motivo honesto e bem-intencionado. Espero ver todos voces logo!
Alberto Greenberg
Professor do Idioma Ingles.