domingo

Perigo em casa


Gatos podem transmitir toxoplasmose às grávidas

O que é um simples gatinho pode trazer de ruim para a saúde da mamãe e da família? Alguns podem argumentar que esse animal não traz perigo. Mas os gatos são potenciais transmissores da toxoplasmose. E qual é a relação entre gato e doença? E o que é toxoplasmose?
Os gatos são hospedeiros de um protozoário chamado Toxoplasma gondii. O gato infectado excreta as fezes e a doença pode ser transmitída no contato de pessoas com elas.
Se tomarmos alguns cuidados, os gatinhos deixarão de ser perigosos, Existem outros hospedeiros do protozoário Toxoplasma, como aves, anfíbios, peixes, répteis e mamíferos que podem transmitir a doença através do consumo de carne crua ou mal cozida.

Ingestão de carne
A ingestão da carne crua destes hospedeiros ou o contato com fezes de outros gatos contaminados faz com que os sadios adquiram o protozoário. Portanto, muito cuidado com alimentação do bichinho!
A toxoplamose é transmitida ao feto através do sangue e pode acarretar morte fetal, abortamento e deficiências neurológicas e visuais. Caso a grávida entre em contato com o parasita causador da toxoplasmose, ela deve receber tratamento com antibióticos.

PARA UMA BOA GESTAÇÃO

> SEM CARNES CRUAS
A futura mamãe não precisa se livrar do bichinho de estimação. Gatos domésticos que não são alimentados com carnes cruas e que não saem de casa (e assim não podem se contaminar) não trazem risco algum à saúde.

> EXAMES
Entre os exames imprescindíveis para uma boa gestação estão o hemograma, a tipagem sanguínea, a sorologia para sífilis, a sorologia para toxoplamose, a sorologia para rubéola e sorologia para hepatite B.

Gatos domésticos: os que comem carnes cruas oferecem risco

Fonte:
Jornal Extra - Bem-Viver
Guia do Bebê
23 de março de 2008

Foto ilustrativa

Nenhum comentário: