domingo

Região das Serras

A parte ocidental de Campos é chamada de Região das Serras. Integra a Serra do Mar que emoldura a planície campista e termina nas margens do rio Paraíba do Sul. É um complexo de picos, montes, vales, de onde descem rios formados de cachoeiras e corredeiras.

Pico São Mateus
Localizado numa àrea de Proteção Ambiental (APA), está a 61,5 km do centro de Campos de Goytacazes. O Atrativo de formação rochosa arredondada com 1.676 metros de altitude é o ponto mais elevado do município. Do pico tem-se ampla visão de todo o município e a paisagem natural da Mata Atlântica. Para se chegar ao atrativo, saindo do centro de Campos de Goytacazes, tomar a BR-101, sentido norte, e entrar à direita na altura do Km 33. É a estrada da Figueira onde se percorrerá 3,5 km até junto ao sopé do pico São Mateus. Faz parte do complexo do Imbé.
A área onde está localizado o atrativo não dispõe de infra-estrutura turística, sendo recomendada a prática de esportes como caminhadas e montanhismo, só com acompanhamento de Guia de Turismo.

Pedra Lisa e Pedra do Baú
Localizada no Norte do município, com cerca de 730 metros de altura, é um dos cumes mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. Situada em uma região geológica peculiar que reúne remanescentes dos antigos afloramentos da Mata Atlântica, possui uma flora exuberante e uma fauna relativamente rica, especialmente em animais de pequeno porte. Forma um conjunto marcante com a Pedra do Baú, de menor altura, porém com maior dimensão.

Fonte:
Guia Turítico
BOOKTOUR - Campos dos Goytacazes
SICOMTUR - Sec. Ind. Com. e Turismo

Nenhum comentário: