quinta-feira

Reciclagem e agricultura ecológica


ajudam a preservar o meio ambiente

Toneladas de matéria plástica que poderiam sujar a cidade e poluir o meio ambiente estão transformando a paisagem urbana em Casimiro de Abreu. O projeto "Reciclando Ganha" promove troca de produtos plásticos elaborado a partir do polietileno de alta densidade (PEAD) por bancos de praça, pisos e outros materiais feitos a partir dessa materia prima. A iniciciativa é fruto da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação da prefeitura de Casimiro de Abreu com a empresa Cogumelo.

O projeto contribui também para a preservação de árvores, uma vez que esse material substitui a madeira, apresentando até até mesmo maior resistência. A identificação desse tipo de produto é simples: basta olhar o fundo dos vasilhames. Eles apresentam estampados o símbolo da reciclagem - três setas formando um triângulo - e as letras PEAD ao lado do número "2".
No inicio do projeto, lançado no final de agosto, a coleta acontecia somente em colégios, escolas, creches, hospitais, postos de saúde e instituições como FIA, a Casa dos Velhinhos e a APAE.
Além disso, a prefeitura promove a troca de garrafas de dois litros de refrigerantes, conhecidas também como "pets", por vassouras ou composto orgânicos para utilização em vasos e jardins.
Desenvolvido em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura e Pesca, o programa "Ecoturismo para jovens", capacita jovens casimirenses para trabalharem com turismo ecológico, além de abordar conceitos de conscientização ambiental. A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem investido permanebtemente na conservação e na recuperação do município.

Um comentário:

Antonio Rayol disse...

Olá Alexandre,
Sobre as armadilhas contra mosquitos, o importante é divulgar!