terça-feira

SERRA DO VULCÃO

Canalizar hoje toda a força e atividade de um vulcão adormecido, para a prática de esportes, e o que vem motivando, cada vez mais, turistas e atletas a conhecerem a Serra do Vulcão em Nova Iguaçu. O nome é em homenagem ao vulcão descoberto em 1979 e "adormecido" há mais de 30 milhões de anos. Ele faz parte de um grupo de vulcões que, em vez de lavas, lança pedras incandescentes de até duas toneladas durante suas erupções. No entanto, não há motivo para preocupação. A análise de geólogos sobre as características do solo revelam que nada pode incomodar o "sono" do vulcão, nem mesmo o estilo aventureiro e radical dos turistas que hoje frequentam o local.

Os caminhos que levam ao vulcão cortam a Serra do Mendanha, entre os Municípios de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. O interior de sua cratera pertence ao Parque Municipal de Nova Iguaçu e, para visitá-lo, basta percorrer a trilha do Vulcão por uma hora e meia, onde há sinalização que orienta sobre pontos geológicos importantes da região.
Atualmente, a Serra do Vulcão é procurada por grupos ligados a escolas, excursionistas, pesquisadores e por praticantes de esportes radicais, que buscam emoção junto à natureza. Ali são praticadas diversas atividades como vôo livre (parapente e asa delta) e montanhismo (rapel, tirolesa, escalada, bike, mototrilha e cavalgada) e, pra quem não os pratica, vale a pena visitar os pontos de observação com mirantes para as belas paisagens e conhecer, pessoalmente, o vulcão mais bem conservado do Brasil.

Fonte:
Guia Turístico
CONHEÇA
NOVA IGUAÇU
Site: www.novaiguacu.rj.gov.br

Nenhum comentário: