terça-feira

Projeto de Artesanato Mineral em Santa Maria Madalena


Histórico

Em Junho de 1986, foi iniciado o Projeto de Artesanato Mineral em Santa Maria Madalena, experiência piloto,que através de um trabalho preventivo, de maneira prática e objetiva, forma, especializa e torna autônomos, jovens a partir dos 14 anos de idade.
O trabalho é desenvolvido através do aproveitamento de forma integrada, e da aplicação do processo de aprendizagem educação/arte/trabalho, aproveitando a capacidade e o potencial criativo de cada um dos aprendizes.

O Projeto de Artesanato Mineral tem duas etapas, a 1ª corresponde a Escola Municipal de Artesanato Mineral, Curso de Educação Profissional de Nível Básico, com duração de 1 (um) ano, onde os aprendizes aprendem as técnicas de lapidação.
A 2ª etapa é o Centro de Produção e Especialização, Administrado pela ASPAMM. É o conjunto de 5 (cinco) oficinas com 480mª, que absorve a mão de obra formada na Escola, onde os jovens trabalham em grupo, produzindo-se em comercialização e recebendo apoio e assessoria. Esta etapa iniciou-se em Janeiro de 1989. Do lucro da produção, 90% cabe ao artesão e os 10% restantes vão para a ASPAMM, para cobrir as despesas de manutenção.

Essa modalidade de atividade artesanal utiliza como matéria-prima, pedras semi preciosas, como: ametista, dolomita, quartzo, sodalita, serpentinito, etc, que são transformadas em pássaros, animais, saboneteiras, cinzeiros, tabuleiros de xadrez e gamão, tampos de mesa em mosaico, troféus, porta-livros, porta-retratos, incensários e outros.

Fonte:
Folheto do Centro de Produção e Especialização do ASPAMM
End: Av.João Hespanhol, 40 - Largo do Machado
Santa Maria Madalena - RJ
Tel: (22) 2561-3100
Fax: 2561-1165

Nenhum comentário: