quarta-feira

Os Emirados Árabes Unidos (11,9 hectares por pessoa) e os Estados unidos (9,6) voltaram a aparecer no topo do ranking de impacto ambiental do relatório, que classifica os países segundo seu alto consumo energético. A Finlândia e Canadá superaram o petroleiro Kuwait nas terceira e quarta posições. Assim como outros países nórdicos, a Finlândia teve um consumo energético relativamente baixo, mas sua indústria madeireira representou um fator de pressão sobre as florestas, alertou o WWF.
Austrália, Estônia, Suécia, Nova Zelândia e Noruega fecharam a lista dos " 10 mais" seguidos pela Dinamarca, França, Bélgica e Reino Unido. A China e seu 1,2 bilhão de habitantes ficou em 69º, com uma "pegada média" de 1,6 hectare. De acordo com o WWF, o rápido desenvolvimento econômico do gigante asiático implica em um papel chave na manutenção do mundo no caminho da sustentabilidade".
A pegada do WWF para um país inclui terras cultivaveis, florestas e áreas de pesca necessárias para produzir comida, fibras e a madeira que consome. Também avalia a capacidade de uma nação em absorver a quantidade de dejetos que produz enquanto gera energia, bem como o espaço necessário para sua infra-estrutura.

Fonte:
Revista Visão Social
Ano 2 - Nº8 - Setembro/Outubro - 2006
Site: www.visaosocial.net

A foto é ilustrativa.

Nenhum comentário: