segunda-feira

O BAOBÁ


Adansonia Digitata

O baobá é uma árvore africana que pode reservar até 120.000 litros de água dentro de seu caule gigante. O baobá cresce nas regiões semi-áridas de Madagascar e de toda a África. É o emblema do Senegal. Sua longevidade é desnorteante, 1.000 a 2.000 anos, 6.000 anos de acordo com alguns nativos. Só a Sequóia e o Cedro japonês podem competir com esta longevidade. Se a árvore cresce, ficando com 20 metros de altura, seu tronco pode alargar e atingir 9,5 metros de diâmetro e 30 metros de circunferência. O fruto, chamado malombe na língua xi-nyungwe da província de Tete, tem uma polpa branca que seca no próprio fruto e que utilizada para alimentação em tempos de escassez de comida. Também é utilizada como cura para a malária.
Poderemos apreciar o sistema de polinização dessa planta, onde os "espíritos mágicos", os macacos que se escondem no oco e gigantesco tronco, durante o dia, e seus vizinhos, os morcegos, que percorrem longas distâncias, à noite, vêm sugar o doce néctar das flores.
Essas flores têm 20 cm de diâmetro e aparecem penduradas de cabeça para baixo, em forma de sino. Elas têm apenas 24 horas de vida. O odor forte de almíscar atrai moscas varejeiras e outros agentes polinizadores. O odor parece de carniça devido à presença de escatol, acabando com qualquer sentimento romântico em relação à arvore. Os animais sugam o néctar, e assim atuam como vetores para o pólen que adere aos seus pelos faciais. Essa árvore é um hotel para lagartas, muitas espécies de pássaros e insetos, tais como o louva-adeus gigante capaz de devorar uma lagartixa viva, A mariposa fecha as asas e parece um espinho de acácia. Parece que o galho está coberto de espinhos. Na base do tronco no chão vive o bicho-pau. A maior parte do ano o Baoba está sempre desfolhado.

Fonte:
Folheto O Baobá - Museu Casa Quissamã
www.quissama.rj.gov.br

Nenhum comentário: