sábado

~~~~ FOCOS DO AEDES AEGYPTI~~~~

Cada um tem o dever de eliminar, em suas casas, a água limpa acumulada de forma desprotegida. Lave sempre os pratos dos vasos, bebedouros de pássaros e vasilhas de animais domésticos. E mantenha a caixa-d'água sempre fechada e a água da piscina com cloro. Não deixe pneus e garrafas em lugares onde possam acumular água e estimule os vizinhos a fazer o mesmo.
Receba bem os agentes de saúde e colabore com eles nas inspeções domiciliares. Cabe a eles aplicar o método mais eficaz para eliminar o transmissor da dengue.

O QUE É DENGUE?

A dengue é facilmente confundida com outras doenças viróticas comuns no verão. O diagnóstico correto deve ser feito em uma unidade de saúde. Não existe vacina contra dengue.

A primeira manifestação é uma febre alta (39º, 40º), abrupta, seguida de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, prostração, dor nas articulações e em torno dos olhos, fraqueza, falta de apetite, dores musculares, náuseas, vômitos, erupções na pele e pequenos sangramentos.

A doença não é transmitida por contato com o doente, mas somente pela picada do Aedes Aegypti. Os sintomas desaparecem em geral entre cinco e sete dias.

Tipos de dengue: Existem quatro tipos diferentes de dengue. Quem contrai a doença fica permanentemente imune àquele tipo, mas a contaminação por outro tipo pode levar à dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Sinais de alerta da dengue hemorrágica: Se, após o periodo febril, surgirem dor abdominal intensa e continua, vômitos persistentes, pequenos sangramentos, pés e mãos frios, lábios roxos e pressão baixa, pode ser a dengue hemorrágica.

Fontes:
Funasa e Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário: