sábado

Caminho do Ouro - Paraty - RJ


"O resgate da cultura e história"


História
A história do Caminho do Ouro teve seu início na época da colonização do Brasil, quando caminhos a partir de trilhas dos índios Guaianazes e de pré-cabralianas foram calçadas com pedras pelos escravos. Surge, então a histórica "Trilha do Ouro", ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, ligando o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais no chamado " Ciclo do Ouro".
Nessa época, Paraty exercia a função de entreposto comercial e, por sua situação geográfica, porto escoadouro de ouro e pedras preciosas de Minas Gerais para Portugal, e parte da produção de café do Vale do Paraíba. Com isso, ficou conhecida como uma das mais importantes cidades portuárias brasileira do século XVIII. Assim, 3.360m de trilhas restauradas com história, ecologia e muita emoção estão esperando por você. A nossa caminhada será pelo leito deste antigo trajeto, quando retornaremos no tempo em que os tropeiros subiam a serra levando, dentro de si, a bravura e desciam, trazendo em lombo de burros, riquezas, que levaram à inglaterra, principalmente, a grande revolução industrial. Ao Brasil, proporcionaram o alargamento de suas fronteiras e as proporções continentais que hoje possui, porta para o "Eldorado" das Minas Gerais em seus primórdios.
Ao longo do passeio, lindas cachoeiras como o Poço de Tarzan e a Cachoeira do Tobogã aguardam o visitante para um bom e refrescante banho. Não deixe passar a oportunidade de conhecer um dos mais importantes marcos da nossa história. Quando colocar os pés nas primeiras pedras do caminho, não se esqueça de que por aqui correram lendas e sofrimentos, mas, principalmente, esperanças e sonhos.

Para a realização desta trilha aí vão algumas dicas: Usar calçados bem confortáveis com solados de borracha (de preferência acima do tornozelo), boné, roupas leves e frescas, roupa de banho, máquina fotográfica, água e repelente.

Fonte:
Guia Turísco do Centro de Informações Turísticas Caminho do Ouro
Estrada Paraty Cunha, Km 8 - Paraty - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: