terça-feira

Campos dos Goytacazes passa a contar com o Inventário Turístico


Publicado em 07 de Janeiro de 2013

A partir do dia 17 desse mês Campos dos Goytacazes tem ao seu dispor uma eficiente ferramenta para o planejamento e a promoção turística.

O Inventário Turístico oferece um amplo diagnóstico do município, com informações valiosas para a alocação de recursos públicos e privados, e acompanhamento da evolução da infraestrutura turística.

O Inventário é uma exigência do Ministério do Turismo para todos os municípios e regiões turísticas (Lei 11.771/08), e facilita o acesso a recursos federais para o setor.

Trata-se de uma pesquisa sobre a oferta turística de uma cidade ou região, realizada por meio de visitas aos estabelecimentos e aplicação de questionários definidos pelo Ministério do Turismo, com o devido registro fotográfico.

As informações coletadas em Campos, após um intenso trabalho de consolidação, foram inseridas em um sistema de banco de dados chamado INVENTUR, que permite o gerenciamento de todo o setor.

Tudo o que facilita a promoção turística estará disponibilizado no portal www.camposturismo.com.br, com versões para tablets e smartphones, além de ser acessível aos deficientes visuais.

O trabalho catalogou 49 meios de hospedagem, 277 estabelecimentos de gastronomia, 150 edificações de valor histórico, 27 atrativos naturais, 28 associações e instituições ligadas ao turismo e cultura, 8 agências de turismo, 43 espaços de entretenimento e lazer, espaços culturais e empresas de aluguel de veículos turísticos.

Como infraestrutura de apoio às atividades turísticas foram inventariadas, entre outras, 23 empresas de comércio turístico (lojas de artesanato, ateliers e galerias de arte),28 de compras especiais (feiras, galerias, shoppings e mercados), as farmácias e drogarias, oficinas mecânicas especializadas, postos abastecimento de veículos além de serviços de segurança e de atendimento à saúde.

O Portal oferece espaços para divulgação de banners, uma área de imprensa, geração de informativos, envio de cartões postais, galeria de vídeos, galeria de música, geração de mapas estáticos e dinâmicos, criação de roteiros turísticos personalizados com mapas e espaço para divulgação automática de eventos.

Além disso, o internauta ainda poderá enviar o link do atrativo ou do estabelecimento para amigos, e favoritar o portal em mais de 300 redes sociais. Para facilitar o planejamento da visita, o turista conta ainda com seis roteiros autoguiados e mapas.

Os roteiros podem ser impressos e contém informações e links para cada atrativo ou sugestão neles disponíveis. Também pode montar o seu próprio roteiro personalizado. Uma das características mais interessantes do sistema de Inventário Turístico é a interatividade e a possibilidade de inclusão ou alteração de informações a qualquer momento.

Cada estabelecimento cadastrado recebe um login e uma senha para que possa gerenciar suas informações, isso permitirá que o Inventário seja mantido atualizado.

O projeto do Inventário Turístico de Campos dos Goytacazes, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, contemplou outras ações como o Plano de Marketing, o Selo de Qualidade no Turismo, Estudo de Demanda Turística, Palestras e 100 horas de Cursos de capacitação profissional.


Mais informações sobre o processo de 
Inventário Turistico consulte: INVENTUR


Fonte: ideias.org.br

Nenhum comentário: