quinta-feira

Dia Internacional das Montanhas 2011


O Dia Internacional das Montanhas é uma oportunidade para criar consciência sobre a importância das montanhas para a vida, destacar as oportunidades e constrangimentos no desenvolvimento das áreas montanhosas e construir parcerias que trarão mudanças positivas para as montanhas e terras altas do mundo.

A Assembléia Geral da ONU designou 11 de Dezembro, a partir de 2003, como "Dia Internacional das Montanhas". Esta decisão resulta do sucesso do Ano Internacional das Montanhas da ONU em 2002, que aumentou a consciência global sobre a importância das montanhas, estimulou a criação de comissões nacionais em 78 países e fortaleceu alianças promovendo a criação da Parceria Internacional para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões da montanha, conhecida como a "montanha de Parceria (WSSD, Johannesburg, 02 de setembro de 2002). FAO foi designada a agência líder de coordenação para o Ano Internacional das Montanhas e tem o compromisso de levar o respeito ao Dia Internacional das Montanhas.

O tema deste ano do Dia Internacional da Montanha incidirá sobre montanhas e florestas. Tem como objetivo aumentar a consciência sobre a relevância das florestas de montanha e do papel que desempenham dentro de uma economia verde, bem como em medidas de adaptação às alterações climáticas.

Florestas de montanha saudáveis são cruciais para a saúde ecológica do mundo. Elas protegem as bacias hidrográficas que abastecem de água doce para mais da metade da população mundial. São também o lar de inúmeros animais selvagens, fornecem alimentos e outros insumos para o povo da montanha e são importantes fontes de madeira e produtos não-madeireiros. No entanto, em muitas partes do mundo florestas de montanha estão sob a ameaça como nunca antes e desmatamentos em florestas tropicais de montanha continuam a um ritmo espantoso. Proteger estas florestas e ter certeza que elas são cuidadosamente geridas é um passo importante para o desenvolvimento sustentável das montanhas.

Ligando o dia Internacional da Montanha deste ano com o Ano Internacional das Florestas (2011), podemos nos beneficiar da atenção internacional existente e nos concentrar no tema, bem como criar atividades de geminação de comunicação e produtos para produzir uma consciência mais efetiva da sua importância.

Este ano os montanhistas do Rio de Janeiro celebrarão esta data com uma grande confraternização.

Fonte:

http://www.fao.org/mnts/en/

Um comentário:

Beatriz Öberg disse...

Muito bacana seu blog, não conhecia, estou te seguindo também....afinal somos amantes da natureza....rsrsr. E como está a nossa montanha em Itatiaia, e o saudoso Hotel Alsene? Ainda continua abandonado? Abraços!