sexta-feira

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida



AGRATÓXICOS
VENENOS NO NOSSO PRATO!

Você sabia que todos os dias quando almoçamos e jantamos ingerimos uma quantidade enorme de venenos? Nossos alimentos estão contaminados porque as lavouras em todo o Brasil são pulverizadas com grande quantidade de agrotóxicos.

O Brasil é maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009. Mais de um blihão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados oficiais.

Você sabia? Cada brasileiro consome 
 5,2 litros de venenos por ano.

Os graotóxicos contaminam a produção dos alimentos que comemos e a água (dos rios, lagos, chuvas e os lençóis freáticos) que bebemos !

Mas os venenos não estão só no nosso prato. Todo o ambiente, os animais e nós, seres humanos, estamos ameaçados!

Os agrotóxicos causam uma série de doenças muito sérias, que atacam os trabalhadores rurais, comunidades rurais e toda a população, que consome alimentos com substâncias tóxicas e adquire muitas doenças.

PERIGO! Os agrotóxicos causam: câncer, problemas hormonais, problemas neurológicos, má formação do feto, depressão, doenças da pele, problemas de rim, diarréia, vômitos, desmaio, dor de cabeça, problemas reprodutivos, contaminação do leite materno.
MAS POR QUE TANTO VENENO?
A culpa é do agronegócio! Esse é o nome dado ao modelo de produção agrícola que domina o Brasil e o mundo. Esse jeito de produzir se sustenta nas grandes propriedades de terra (o latifúndio), uma grande quantidade de máquinas (que levam à expulsão das famílias do campo e à superpopulação das cidades), no pagamento de baixos salários (inclusive, trabalho escravo), muito lucro para as grandes empresas estrangeiras e na utilização de uma enorme quantidade de agrotóxicos.
Quem ganha com isso? Principais 
empresas que produzem agrotóxicos

A expansão desse modelo de produção agrícola é responsável pelo desmatamento, envenena os alimentos e contamina a população.

AGROTÓXICOS:
ATÉ QUANDO VAMOS ENGOLIR ISSO?

Ao contrário do que dizem as grandes empresas, é possível uma população em que todos comam alimentos saudáveis e diversificados. A saída é fortalecer a agricultura familiar e camponesa. Mas como?
> No lugar dos latifúndios, pequenas propriedades e Reforma Agrária.
> Desmatamento zero, acabando com devastação do ambiente.
> Em vez da expulsão do campo, geração de trabalho e renda para a população do meio rural.
> Novas tecnologias que contribuam com os trabalhadores e acabem com a utilização de agrotóxicos.
> Proibição do uso dos venenos.
> Daí será possível um jeito diferente de produzir: a groecologia!

Participe dessa campanha para
acabar com os agrotóxicos!

Fonte:
Prospecto da Campanha Permanente
Contra os Agrotóxicos e pela Vida

Nenhum comentário: