domingo

Coleta seletiva de remédios


Muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, sempre equipada com comprimidos para dor de cabeça, de estômago, xarope para gripe, pomadas etc. Mas o que fazer quando os medicamentos vencem ou simplesmente não devem mais ser usados?

Jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. O problema é que poucas pessoas sabem disso e quase não há informações sobre onde encontrar postos de recolhimento.

Como e onde descartar os medicamentos:

- Plantas medicinais - Podem ser descartadas no lixo comum, pois são consideradas lixo orgânico. Se estiverem encapsuladas devem ser abertas e o pó descartado separadamente das cápsulas vazias.

- Cápsulas com extratos secos - Devem ser descartadas em lixo próprio para medicamentos alopáticos, como locais que recolham resíduos de saúde.

- Medicamentos alopáticos sólidos (antibióticos, antiinflamatórios etc) - Devem ser descartados em locais próprios que recolham resíduos de saúde.

- Medicamentos homeopáticos líquidos - Podem ser misturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.

- Glóbulos homeopáticos - Podem ser diluídos em água fervente e descartados em vaso sanitário ou pia.

- Recipientes de vidro dos produtos homeopáticos - Devem ser encaminhados para os locais de recolhimento de resíduos de saúde, devidamente limpos com água fervente.

- Recipientes de vidro de medicamentos alopáticos (xaropes, soluções etc) - Devem ser descartados em locais de recolhimento de resíduos de saúde, sem retirar o restante do produto da embalagem.

- Recipientes plásticos que acondicionam semi-sólidos como cremes, pomadas e loções - Devem ser limpos com papel e depois em água corrente com sabão. Em seguida o recipiente e o papel usado para retirada do excesso de produto devem ser encaminhados ao local de descarte.

- Bisnagas de alumínio - Devem ser abertas e limpas com papel e, em seguida, lavadas com água e detergente.

COMO FAZER

Embalagem fechada
Os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.

Seringas e agulhas
Esses produtos também podem ser descartados. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazená-los, como latas de achocolatados, para evitar acidentes.

Papel
Caixas de medicamentos e bulas que não tiveram contato direto com o remédio podem ser encaminhadas para a reciclagem

Fonte:
http://corujatricoteira.blogspot.com/

Um comentário:

Conceição disse...

Oi menino, que bom receber sua visita. Estou em falta com você, mas estou trabalhando tanto que estou sem tempo. Atualizo o blog, pois é como se fosse meu filho mais novo. Essa postagem é muito legal.Vamos divulgar. Em setembro vou passar por ai. Quero te ver tá? bjs