terça-feira


HIDROPONIA

A Hidroponia é um sistema de cultivo feito dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio etc., na forma de sais dissolvidos.
As plantas ficam suspensas em calhas plásticas ou material similar, por onde percorre a água enriquecida com os adubos químicos. Esses adubos dissolvidos em água são os mesmos adubos dissolvidos em sintéticos utilizados na agricultura convencional.
As plantas cultivadas no sistema hidroponico não estão livres de sofrer ataques de pragas e doenças e muitas das vezes, o controle delas é feito com o uso de agrotóxicos.


Produtos Hidropônicos:
>> Alimentos produzidos sem uso de solo;
>> Os produtos podem conter resíduos de agrotóxicos;
>> Nas Hidroponia as plantas precisam receber fertilizantes químicos, devido a ausência de solo;
>> Eventuais excessos de nutrientes ou impurezas na solução nutritiva podem acumular no produto hidropônico causando sérios problemas a saúde de quem os consome;
>> As plantas tem mais dificuldades de manter seu metabolismo equlibrado, se tornando mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças e, com isso exigem maior utilização de agrotóxicos;
>> Os produtos hidropônicos devem trazer em suas embalagens o termo: Produto Hidropônico


Fonte:
Prospecto da Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do Rio Preto
Rua Prof Maria Emília Esteves, 671 - Centro
São José do Vale do Rio Preto - RJ - Cep 25.780-000
www.hortaorganica.com.br
--------------------------
Ministério do Des. Agrário / Secretária de Agricultura Familiar
Dep. de Assistência Técnica e Extensão Rural
.

Nenhum comentário: