segunda-feira

Sistema de Aproveitamento de água de Chuva

.

Pode ser implantado em qualquer edificação nova ou existente e precisa somente de alguns cuidados para garantir a qualidade da água, quando for usada como água potável:

o sistema de filtragem deve retirar os materiais orgânicos, para que não haja decomposição posteriormente;
o reservatório deve ser fechado, para evitar incidência da luz solar e reduzir a quantidade de oxigênio em contato com a água, pois ambos - luz solar e oxigênio - alimentam a formação de algas.

Nas indústrias, água de chuva pode substituir a água potável em usos de grande consumo, tais como: resfriamento de equipamentos, irrigação de jardins, lavagem de pisos, higienização de veículos e outros. Além disso, devido às suas características, a água de chuva não gera incrustações nas tubulações e nos equipamentos.
Algumas cidades estão aprovando lei que obriga as novas edificações e captarem a água de chuva e ultilizarem nas descargas de vasos sanitários, lavagem de pisos, irrigação de jardins e em outros fins não-potáveis. a água de chuva pode ser utilizada em em residências, edifícios instalações comerciais e, principalmente, indústrias.
O sistema gera redução nos gastos com água tratada e, o mais importante, proporciona inúmeros benefícios ecológicos:

evita que água tratada seja utilizada desnecessariamente para fins não potáveis como irrigação de jardins, lavagem de pisos, piscinas, descargas sanitárias, processos industriais, etc;
reduz o volume de água captada para tratamento e, consequentemente, preserva os mananciais de abastecimento;
reduz a incidência de enchentes;
favorece a recarga do lençol freático.

Sempre que possível, os estacionamentos e pátios dos edifícios devem ser arborizados e pavimentados com brita ou outro tipo de piso vazado, que permitem a infiltração da água de chuva e reduzem o calor irradiado por esse tipo de área. Obeserve se não há vazamentos de óleo nos veículos automotores, para evitar contaminação do solo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hola!
Foi muito bom vocês terem postado essa informação tão importante aqui em seu blog!

Grande abraço,
Mariano (Porto Real)