segunda-feira

Mata Atlântica

Um pouco da História

Quando os navegantes portugueses chegaram à costa brasileira há quase 500 anos, encontraram uma natureza exuberante, em que se destacava predominantemente a Mata Atlântica.
Estendia-se, naquela época do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, representando cerca de um milhão de quilômetros quadrados, ou 12% do atual terrítório brasileiro.
Era tão densa que a estratégia dos colonizadores foi destruí-la pelo machado e pelo fogo para criar áreas livres de cultivo e extração madeireira (pau-brasil).
Com o tempo e a intensificação do desbravamento, a ocupação predatória transformou a mata Atlântica num arquipélogo formado por ilhas de vegetação isoladas entre si.
...................................................................................................................

A flora

A Mata Atlântica possui a maior biodiversidade encontrada no país, sendo um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Destacam-se entre os vegetais as palmeiras, bambus, taquaras, diversas árvores frutíferas, bromélias, orquídeas, begônias, samambaias, quaresmeiras e espécies de grande porte como jequetibás, jacarandás, ipês, cedros, canelas, maçarandubas, etc, que constituem um patrimônio natural único, com espécies exclusivas deste ecossistema.

Nenhum comentário: