segunda-feira

A fauna

A mesma diversidade de espécies encontrada no reino vegetal está também presente na fauna da Serra dos Órgãos.
Os insetos são sem dúvida os mais numerosos componentes da fauna tais como: o bicho-pau, o louva-a-deus, os percevejos, cigarras, besouros, formigas e borboletas, seguido de aves, representados por gaviões, jacus, jacutingas, mutuns, inambus, sabiás, pintassilgos, araçaris, beija-flores, maritácas e periquitos.
No chão da floresta encontram-se em diferentes tipos de sapos e rãs, destacando-se o pequenino sapo-pulga, com apenas 10 milímetros e exclusivo das matas do Rio de Janeiro, sendo o menos anfíbio conhecido.
Os mamíferos são os mais representates da fauna que mais sofreram com os desmatamentos. Além de perderem seu ambiente natural as espécies apreciadas sofreram constante perseguição, provocando a perda de uma parte do patrimônio ecológico.
No entanto, no Parque da Serra dos Orgãos registra-se a presença de várias espécies de macacos, destacando o guariba e o monocarvoeiro (o maior primatadas Américas), tatus, pacas, axinguelês, porcos do mato (caititus e queixadas), veados e gato maracajá, entre muitos outros.

Fonte:
Folheto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Sede Av. Rotariana s/ nº, Teresópolis, RJ Cep. 25.960-602
Funcinamento: de terça a domingo das 8 horas às 17 horas
Entrada em outros horários só para montanhistas com
ingressos previamente adquirido.

IBAMA

Nenhum comentário: