quinta-feira

Voluntariado INCA

A Área de Ações Voluntárias - INCAvoluntário - planeja e coordena as atividades dos voluntários do INCA, que hoje somam mais de 700 pessoas. O INCAvoluntário tem como missão o apoio integrado às ações do INCA junto à comunidade, na assistência e prevenção do câncer. Para tanto, desenvolve ações educacionais, recreativas, de integração social e lazer, visando ao bem-estar dos pacientes do Instituto, seus familiares e da comunidade em geral.

Recrutados e selecionados pelo INCAvoluntário, os voluntários trabalham junto às equipes de saúde do INCA.


Como surgiu:
O trabalho voluntário no Instituto remonta à década de 50, quando as pessoas participavam espontânea e gratuitamente de campanhas para arrecadar fundos para ajudar aos pacientes carentes do INCA.
Na década de 80, foi criada a primeira associação de voluntários do INCA, a AMINCA - Associação dos Amigos do Instituto Nacional de Câncer - que passou a dar apoio voluntário formal aos pacientes, suprindo suas carências materiais e afetivas e organizando eventos festivos.
Em 1990, novos grupos de voluntários se organizaram espontaneamente, promovendo a rápida expansão dos quadros e a diversificação das ações voluntárias em parceria com as equipes de saúde. Com tantos grupos de voluntários para coordenar, foi necessário criar o NAV - Núcleo de Acompanhamento do Voluntariado do INCA. Em 11 novembro de 1996, o Núcleo foi estabelecido e adotou como estratégia de organização a regulamentação jurídica de todos os grupos, formalizando assim o trabalho voluntário no INCA.
Com a unificação dos serviços de assistência do Instituto o voluntariado também necessitou de uma reestruturação. Em 2000, foi instituído o Conselho do Voluntariado, do qual participavam representantes das categorias profissionais da área de saúde do INCA, da Direção Geral, do NAV e dos voluntários supervisores de atividades. Este Conselho passou a definir normas, políticas e diretrizes do voluntariado, sinalizando as mudanças que viriam no ano seguinte.
Sempre buscando melhorias nos processos de trabalho, em 5 de dezembro de 2001, o NAV foi transformado em Área de Projetos Sociais e Voluntariado - INCAvoluntário. A criação desta área promoveu a unificação dos grupos de voluntários, o que trouxe maior integração deles com os funcionários e com as diretrizes da Direção Geral. Além disso, o INCAvoluntário representou uma mudança de atitude do INCA, que passou a ter também como missão projetos de responsabilidade social para a comunidade externa.


Fonte:
Área de Ações Voluntárias do INCA
Rua Washington Luiz, 35 - sala 317
20231-092 - Rio de Janeiro - RJ
T
el.: (21) 3970-7800 r. 8023 ou 3970-7971 Tel/Fax: (21) 3970-7962
www.inca.gov.br

Nenhum comentário: