sábado

"Eu não sou de plástico"

É uma campanha da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, com objetivo de convidar as pessoas a minimizar o consumo de sacolas e sacos plásticos descartáveis, adotando material permanente e degradável, poupando o meio ambiente.
Um primeiro movimento da campanha incluiu a criação de sacolas exclusivas por 110 estilistas de diversas partes do país, que resultou numa exposição no Porão das Artes da Bienal, no Parque Ibirapuera, com curadoria de Lilian Pacce e cenografia de Ivo Pons.

A Secretaria do Verde criou modelos institucionais em algodão cru, confeccionados por ONGs como Aldeia do Futuro e Arrastão, distribuídos gratuitamente na abertura da exposição. Além de ecologicamente corretas, nossas sacolas são socialmente responsáveis. O design das sacolas está disponível para as instituições, interessadas em confeccionar sacolas e ampliar a campanha, bastando para isso aplicar os logos da campanha e da Prefeitura.

Além do mundo da moda, a campanha registra adesões importantes, como a Associação Paulista dos Supermercados, Ambiente Global, Design Possível, Monte Azul, Mackenzie, Prefeitura Municipal de Lageado, Senac São Paulo, entre outras.

O próximo passo será a criação de legislação específica sobre o tema. A Secretaria estuda as iniciativas no Brasil e no mundo e também as tecnologias possíveis de uso na substituição gradativa de material não- degradável.

Fonte:

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/naosoudeplastico/

A foto é ilustrativa.

Nenhum comentário: