quinta-feira

A Secretaria de Agricultura tem desenvolvido técnicas inovadoras de plantio no espaço experimental do Sítio Agíicola da Fundação Municipal Casimiro de Abreu destinado à agroecologia. Numa área de dez hectares, profissionais desenvolvem maneiras eficientes de lidar com a terra, e transmitem esses conhecimentos para os agricultores familiares. Os resultados positivos transformaram o sítio numa referência para estudantes e pesquisadores, além de servir de modelo para prefeitos e secretários munucipais da região.
Por funcionar como Pólo de Piscicultura da Baixada Litorânea, o município tem sido responsável pela ampliação do numero de produtores, que só em Casimiro já chega a 35. Este ano, foram produzidos 124 mil alevinos nos dezesseis tanques do sítio. O repasse da produção garante ao produtores tilápias de ótima procedência.
Para que a população perceba na prática que o projeto tem por finalidade repartir
os resultados, foi criado pelo governo o Pesque e leve. Durante os finais de semana, três tanques ficam à disposição da população, que pode pescar, das 7h às 17h, e levar para casa até cinco peixes.
A Secretaria de agricultura e Pesca mantém com o mesmo sucesso as hortas sócio-educativas e de plantas medicinais. Na primeira, são produzidas mais de dez toneladas de alimentos sem agrotóxicos, que são distribuídos para escolas e entidades sem fins lucrativos. Na especializada em ervas, mais de cem espécies são disponibilizadas para pessoas que acreditam na fitoterapia e não abrem mão de chazinhos, efusões e emplastros.


Fonte:
Revista Tal - Casimiro de Abreu
Julho/Agosto 2007
Site: www.revistatal.com.br
Obs.: Essa revista circula na Região dos Lagos,
Baixada Litorânea, Friburgo e Teresópolis.

Prefeitura Caimiro de Abreu
www.casimiro.rj.gov.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela escolha da matéria!

Antônio Oliveira JR

Anônimo disse...

Eu sempre gostei dessa cidade! Além de ter um povo alegre e simpático, eles tbm tem uma prefeitura muito bom, que se importa verdadeiramente com o Meio Ambiente!!

Parabéns Paulo Dames!!


Joaquim

Alberto disse...

OI ALEX
TUDO BEM? PARABENS PELO SITE. MUITO BOA A ESCOLHA DO TEMA MEIO AMBIENTE E NATUREZA. EU TBEM ADORO. E SINTO FALTA DISSO AQUI NO HEMISFERIO NORTE. SIGA ASSIM.
ALBERTO ARGENTINO!