quinta-feira

Terra ganhou um bilhão de árvores em 2007

O mundo plantou um bilhão de árvores em 2007 e superou a meta estabelecida pelo Programa das Nações Unidadas para o Meio Ambiente, como forma de conter o aquecimento global. A iniciativa foi inspirada no trabalho ambientalhista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz em 2004, O objetivo é contrabalançar a devastação causada pelo desmatamento, ainda que de forma simbólica.
As árvores absorvem dióxido de carbono (principal gás que do efeito estufa) no crescimento. A Etiópia foi o país que mais plantou: 700 milhões. Mesmo assim não foram suficientes: apenas 3% do seu território são cobertos por florestas. Outros grandes plantadores foram o Mexico co 217 milhões, Turquia, 150 milhões e Quênia, 100 milhões.
O Brasil plantou apenas 16 milhões. Muito menos que Cuba (96,5 milhões), Coréia do Sul (43 milhões) e Marrocos (20 milhões) A meta foi fixada há um ano em Nairobi, apesar das críticas de que seria impossível confirmar o número de árvores ou espécies plantadas pelos países. A ONU ainda não fechou a conta.

Fonte:
Jornal O Globo - Ciência - 20-11/2007

Nenhum comentário: