segunda-feira

Região de Visconde de Mauá

O cenário da Região de Visconde de Mauá, na serra da Mantiqueira, é um daqueles raros refúgios onde os atrativos da rusticidade e conforto são dosados na medida certa.
O ar é puro como a água das montanhas. A baixa temperatura, com medida anual de 16ºC e ao redor de 5ºC nas noites de inverno, conduz a dias de sol e noites à frente da lareira. Essas condições climáticas são ideais para a criação de truta arco-íris, que tem na região seu habitat ideal.
Situada na área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira com altitude média de 1.300m, eqüidistante do Rio de Janeiro e São Paulo e um pouco mais distante de Belo Horizonte, já foi habitada por índios puris, jesuítas, bandeirantes, fazendeiros, colonos alemães e hippies. Hoje começa a ser descoberta por casais e famílias a procura de algo não encontrado nas grandes cidades.
A hotelaria e a gastronomia andam de mãos dadas na região possuindo infra-estrutura turística de alto nível com hospedagem em charmosas pousadas, restaurantes de requinte e bom gosto com cozinhas premiadas pelo Guia Quatro Rodas.
O vinho também faz parte deste cenário. Os amantes de Baco encontram adegas com grande variedade de rótulos, fazendo de Visconde de Mauá um lugar ideal para se beber vinho durante todo o ano. As caminhadas por trilhas, cavalgadas e banhos de cachoeiras permitem queimar todas as calorias adquiridas.
O comércio com lojas de artesanatos ou roupas é altamente recomendado, onde os turistas podem encontrar ricas variedades de tapetes, peças entalhadas em madeira e artigos de tear. Inúmeros artistas plásticos possuem ateliês abertos ao público onde pode-se encomendar uma obra exclusiva.
Enfim, a região de Visconde de Mauá é um lugar mágico, difícil é não sentir saudades.

Fonte:
Guia Turístico de Itatiaia
da Secretária de Turismo
Site: www.itatiaia.rj.gov.br

Nenhum comentário: