quinta-feira

O Superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura e Coodernador do Rio Rural, Nelson Teixeira, explica que o marco zero do Programa está estabelecendo parâmetros de referência nas microbacias, com objetivo com o objetivo de medir ao longo do tempo os reias benefícios obtidos com as ações de recuperação e preservação ambiental. Ele acredita que a recuperação de nascentes e matas ciliares nas microbacias contribuirá para aumentar a cobertura vegetal no território fluminense, que hoje está em torno de 16%.
"Principalmente levando-se em conta que grande parte das microbacias contempladas estão no Norte e Noroeste, regiões cujos altos índices de desmatamento e degradação ambiental vêm comprometendo a regularização dos cursos d'água", destaca.
No momento um grupo de técnicos do Programa tralalha na metodologia para dimensionar o valor e as formas de mensurar o bônus a ser pago aos pequenos agricultores.

Recursos para autogestão sustentável

O Rio Rural busca promover a autogestão sustentável dos recursos naturais pelas comunidades rurais de 252 microbacias hidrográficas, em todo estado, a partir da adoção de práticas de manejo sustentável. O programa vai beneficiar diretamente 37 mil produtores, sendo 80% deles agricultores familiares.

Fonte:
Rio Rural - Informe de Markenting
Jornal O Dia - 24/02/2008

A foto é ilustrativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela escolha da reportagem! Sou agricultor no Noroeste das Águas, e fiquei muito feliz com essas informações!