quarta-feira

O EFEITO ESTUFA

UMA ESTUFA?
Uma estufa é uma construção feita de vidro, onde se podem cultivar flores e outras plantas que precisam de bastante calor.

COMO FUNCIONA
Os raios do sol atravessam o vidro e aquecem a estufa, e o teto e as paredes impedem que o calor saia.

NOSSA ESTUFA
A Terra é rodeada por uma camada de gases invisíveis (com nomes do tipo dióxido de carbono) que atua como uma estufa. Os raios do sol entram e a camada de gases prende o calor como se fosse um teto, mantendo-o junto ao planeta. Isso é bom - não podemos viver sem o calor.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO
As fábricas, as usinas de luz e força e os automóveis estão produzindo uma grande quantidade de gases novo. Até mesmo as árvores liberam os gases quando são derrubadas! Esses gases novos estão prendendo cada vez mais o calor do sol. Isso é chamado de efeito estufa, ou aquecimento global.

O QUE PODE ACONTECER
Se a temperatura da Terra aumentasse uns poucos graus apenas, isso poderia mudar muito o clima de todo o planeta. Lugares quentes se tornariam insuportáveis para se viver; e lugares frios se tornariam quentes. Os lugares onde é cultivada a maior parte dos nossos alimentos poderiam se tornar quentes demais, a ponto de impedir a colheta.

Toda criança pode ajudar a deter o efeito estufa, usando menos energia, protegendo e plantando árvores, e reciclando, para que as fábricas não precisem trabalhar tanto para fazer coisas. Este livro está cheio de sugestões sobre como fazer isso!

Fonte:
LIVRO 50 COISAS SIMPLES QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER PARA SALVAR A TERRA
The Earth Wors Group
6ª edição
EDITORA JOSÉ OLYMPIO

Nenhum comentário: