sexta-feira

DOE ÓRGÃOS. DOE VIDA.

Mais de 50 mil pessoas esperam na fila por um transplante de órgãos. Daria para encher o Maracanã.

Na fila de doação de órgãos tem muita gente esperando por um transplante. São crianças, homens e mulheres que estudam, trabalham e cuidam de suas famílias, assim como você. Porém, se não houver doações, muitas delas vão morrer esperando.

Como ser um doador?
Para ser um doador, basta avisar a sua família. Pois é ela que será consultada sobre seu desejo de doar ou não os seus órgãos.

Quais são os tipos de transplante?
Os órgãos de tecidos que podem ser transplantados são: coração ou válvulas cardíacas, com 4 horas de duração após se retirado; córneas, 6 horas; fígado, 8 horas; pâncreas, 24 horas; pulmões, 8 horas; rins 24 horas; medula óssea; ossos e pele.

Uma pessoa tem direito a quantos transplantes?
Cada pessoa tem direito a apenas um transplante. E , caso precise de outro órgão, deve voltar a se inscrever na lista de espera, Porém, essa regra não vale para os casos de maior urgência, em que o paciente torna-se, imediatamente, o receptor do próximo órgão ou tecido disponível.

Qual é a previsão de espera na fila para o transplante?
O tempo de espera por um transplante de órgãos é algo que não se pode prever. E a única maneira de fazer com que cada uma dessas pessoas passe menos tempo na fila é aumentar o número de doações.

Avise agora mesmo para sua família, converse com seus amigos e manifeste a sua vontade de ser um doador. Quem doa rgãos, doa vida. Uma campanha da Secretaria de Saúde e Defesa Civil - Governo do Rio de Janeiro.

Fonte:
Folheto da Central de Transplante do Rio de Janeiro
Governo do Rio de Janeiro
Secretária de Saúde e Defesa Civil

Nenhum comentário: