sábado

Atividade humana está ligada à crise da biodiversidade


A cada dia, 150 espécies desaparecem da terra, diz em relatório da ONU.

A história do macaco recém-descoberto na Amazônia que já está ameaçado de extinção ilustra bem a crise ambiental que afeta todo o mundo. Três espécies de animais e plantas são extintas a cada hora na Terra devido às atividades humanas, segundo um relatório da ONU. A extinção ameaça de microorganismos a baleias. Se nada for feito até 2010, essa será a maior onda de extinção desde aquela que causou o desaparecimento dos dinossauros, há mais de 65 milhões de anos.
Para os especialistas, a biodiversidade está sendo perdida em um nível jamais registrado na natureza. As extinções estão acontecendo em um rtmo mil vezes maior do que o natural, segundo especialistas. A cada hora, três espécies desaparecem. A cada dia, mais de 150 espécies são perdidas. E a cada ano, de acordo com o relatório, entre 18 e 55 mil espécies são declaradas extintas. Segundo a União Mudial para a Coservação da Natureza, uma em cada seis espécies de mamíferos da Europa está ameaçada e extinção. Um de seus maiores símbolos é o lince ibérico.
Cientistas ligados à ONU prevêem que o aquecimento global afeterá o equilíbrio de diversos habitats; entre eles, a Floresta Amazônica e as regiões polares. Eles saliaentam, porém, que governos e cidadãos podem evitar que muitas espécies desapareçam.

Fonte:
JORNAL O GLOBO
CIÊNCIA - 22/02/2008

A foto é ilustrativa.

Nenhum comentário: