quinta-feira

Amaranto ou Amaranthus tricolor

São Paulo, 18/10/2006 - Boletim nº1939

O grão, que possui muitas fibras e proteína de boa qualidade, foi usado em barras energéticas e alimentos matinais, e aceito em testes gustativos.

Alimentos desenvolvidos com amaranto são mais saudáveis e têm aceitação em testes gustativos.

Juliana Cardilli

Testes realizados na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP comprovam a aceitabilidade de alimentos matinais e barras energéticas à base de amaranto. A planta, que não é um cereal mas possui características parecidas, é vantajosa em termos nutricionais, porém pouco conhecida e consumida no Brasil. Cerca de 50 pessoas provaram e aprovaram os produtos em estudo feito na FSP.

A nutricionista Karina Dantas Coelho, que desenvolveu os alimentos em sua pesquisa de mestrado, garante que eles estão prontos para o consumo. "O amaranto é um pseudocereal de origem andina, que tem mais proteína, e de melhor qualidade que os cereais tradicionais, como arroz, milho e trigo", conta a nutricionista. "Ele tem mais cálcio, em quantidades parecidas com a do leite; mais fibras, importantes componentes de nossa dieta, e pode ser consumido por pessoas com intolerância ao glúten. Também foi comprovada em animais sua capacidade de reduzir o colesterol no sangue".


Karina desenvolveu o alimento matinal e a barra energética com o amaranto como matéria-prima, visando a máxima aceitação e a mínima perda de nutrientes. "Esses alimentos seriam uma forma de inserir o amaranto na dieta da população", explica. Apesar de todas as vantagens apresentadas, ele ainda não é comum no Brasil. Ele só é plantado, em caráter experimental, no Distrito Federal.

Esse alimento é muito bom pra quem vai fazer trilhas, caminhadas, escaladas ou qualquer outro esporte radical!

Fonte:
Agência USP de Notícias
http://www.usp.br/agen/bols/2006/rede1939.htm#primdestaq

Nenhum comentário: